10 empresas de sucesso que faliram

Para manter um empreendimento de sucesso é preciso ficar de olho nas tendências do mercado para não ficar para ultrapassado. Conheça agora 10 empresas de sucesso que faliram e fecharam as portas.
.

10. Blockbuster
Essa foi uma das empresas mais bem sucedidas no ramo de locação de DVD´s para entretenimento. A Blockbuster era uma companhia gigante com 9.000 mil lojas espalhadas pelo mundo. Curioso é que a companhia teve a oportunidade de comprar a Netflix em 2000 e não comprou, e foi exatamente um dos serviços de assinatura online de vídeos e séries que ruíram a empresa levando-a falência em 2013.

.
[read more]

9. Atari, Inc.
Febre na década de 80, a Atari foi fundada em 1972 e era uma empresa de produtos eletrônicos e uma das principais responsáveis pela popularização dos videogames. Na década de 90, a instabilidade em acompanhar o mercado de consoles culminou com a venda de suas divisões para diversas empresas de informática, terminando com a venda da própria marca para Infogrames em 2001.

.

8. Intelig 23
Teve até campanha em rede nacional para escolher o nome da nova companhia telefônica, sendo batizada pelo público como Intelig. Depois de investir R$ 2,8 bilhões para construir uma rede totalmente digital. A Intelig entrou no mercado em 23 de janeiro de 2000. Ofereceu telefonia de longa distância e internacional, partiu para telefonia local e lançou seu provedor de internet grátis, o InteligWeb. Em 2010, foi comprada pela TIM, encerrando assim as atividades.

.

7. Yopa
A Yopa foi uma empresa brasileira fabricante de sorvetes que foi incorporada pela Nestlé, em 1972. Ficou conhecida por anos como Nestlé Yopa que introduziu no mercado linhas inéditas de picolés, como Lolly Pop, Jatos e Cones. No ano de 1994 a Yopa comprou a Gelato e se tornou o principal concorrente da Kibon no Brasil. Em 2000, a própria marca resolveu fechar as porta, pois a Nestlé suprimiu de seus produtos o nome tornando-se apenas Sorvetes Nestlé.

.

6. Varig
A Viação Aérea Rio Grandense era orgulho nacional pois foi a primeira companhia área brasileira. Fundada em 1927 na cidade de Porto Alegre foi uma das maiores empresas privadas do setor entre 1950 e 1970, concorrente da também extinta Pan Am. Em 2006, entrou em processo de recuperação judicial por causa de problemas financeiros, foi desmontada e depois vendida para a Gol.

.

5. Arapuã
Quem é? Arapuã. Que te cobre de beijos? Arapuã. Jingle chiclete da marca, Arapuã foi considerada a maior varejista de eletrodomésticos do país. Empresa de família que se transformou em uma grande rede de 265 lojas, tendo como concorrente as Casas Bahia. Em 1999 começaram as dificuldades financeiras da marca. A Justiça decretou a falência da Arapuá em 2003, que não se consolidou por conta de recursos e pedidos de recuperação judicial. Em março de 2009, a Justiça rejeitou mais uma vez o pedido de recuperação da Arapuã e decretou de vez sua falência.

.

4. Manchete
Aconteceu. Virou Manchete. Foi uma rede de televisão comercial brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch. A emissora permaneceu no ar até 10 de maio de 1999, quando foi comprada pela atual RedeTV. Fazia parte do conglomerado de comunicação Grupo Bloch, que publicava a revista Manchete através da Bloch Editores, daí vem o nome da emissora que foi referente a revista carro chefe em vendagem.

.

3. Lehman Brothers
Foi fundado em 1850 e era o quarto maior banco de investimentos dos Estados Unidos. O Banco investia em créditos imobiliários para pessoas consideradas com alto risco de inadimplência. Com 25 mil funcionários, em 15 de setembro de 2008, a empresa pediu falência, já que vinha tendo prejuízos causados pela crise dos subprimes nos Estados Unidos, não suportando assim a crise imobiliária.

.

2. Mesbla
Mesbla S.A foi uma rede de lojas de departamentos brasileira que iniciou suas atividades em 1912, como filial de uma firma francesa. Foi líder no segmento por 85 anos. Em 1997, com dívidas superiores a um bilhão de reais, pediu concordata, mas foi a falência 1999. Retornou em 2010 através do comércio virtual, mas cessou suas atividades definitivamente logo em seguida.

.

1. Banco Bamerindus
Não tem como lembrar e não cantar o jingle chiclete: “O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa! É a poupança Bamerindus… Dus, dus, dus!”. Foi fundada em 1929 pela família Andrade Vieira, mas em 1994 entrou em dificuldades e foi inserida no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER), mas não obteve resultados. Em 1997 houve a intervenção da instituição pelo Banco Central e parte do banco foi incorporada pelo HSBC, e a outra parte, pelo Banco Central.

.
[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *