10 curiosidades sobre o islamismo

O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé). Confira agora 10 curiosidades sobre o islamismo.

10. Como mais de dois milhões de pessoas costumam participar da peregrinação anual a Meca, é comum ocorrerem acidentes. Em 2004, 244 pessoas morreram e mais de 200 se feriram durante a Festividade do Sacrifício, uma das cerimônias que compõem o ritual islâmico. O Eid al-Adha, como é chamado, transcorre em uma ponte.

9. Por volta de 616, Maomé já era chefe de um grupo fervoroso. Isso provocou a reação dos governantes de Meca, onde a religião oficial cultuava 360 deuses. No dia 16 de julho de 622, Maomé fugiu de Meca para Medina para não ser assassinado. A data passou a marcar a Hégira, início da era muçulmana. Seis anos mais tarde, ele retornou a Meca, destruiu os inúmeros ídolos da Caaba e transformou o antigo templo num santuário para seus fiéis.

8. A religião foi criada pelo profeta Maomé, em Medina, na península Arábica. Filho de um guardião de Caaba, santuário dos muçulmanos, Maomé ficou órfão aos 8 anos e foi criado pelo tio Abu-Talib. Aos 25 anos casou-se com a rica viúva Khadija, 15 anos mais velha. Trabalhava como comerciante e venerava uma caverna do monte Hira, onde fazia suas orações. Foi lá que lhe apareceu o arcanjo Gabriel, que revelou a religião que Maomé deveria ensinar. No mesmo local, ele começou a proclamar os princípios básicos da religião que, muito tempo depois, transformaram-se no Alcorão, livro sagrado do islamismo.

7. Segundo os muçulmanos, os ensinamentos de Jesus Cristo foram mal interpretados pelos cristãos.

6. Maria, mãe de Jesus, é a única mulher que o Alcorão chama pelo nome.


5. Jesus Cristo é citado 25 vezes no Alcorão. Ele aparece ora como filho de Maria ora como o messias Jesus, filho de Maria. Mas, para o islamismo, Jesus Cristo foi apenas um profeta.

4. No Alcorão, Alá é identificado por 99 adjetivos. Três deles são “pacificador”, “misericordioso” e “clemente”.

3. Alcorão que dizer o livro, assim como a palavra bíblia.

2. Alá é o nome do Deus único do islamismo.

1.Todos os ensinamentos contidos no Alcorão têm força de lei.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *