10 curiosidades sobre o Carnaval

Carnaval é uma festa mais alegre que acontece o mundo todo. Conheça agora 10 curiosidades sobre o Carnaval. Use camisinha!

[read more] .

10. Sobre o Carnaval
É um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente durante fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima.
.

9. Como surgiu
Carnaval como referência sendo uma festa cristã, por sua origem, tem relação direta com o jejum quaresmal. Isso não impede que sejam traçadas as origens históricas que nos mostram a influência que o Carnaval sofreu de outras festas que existiam na Antiguidade.
.

8. Outros carnavais
Era comum em outras partes do mundo haver festas com as mesmas características do Carnaval, que era o caráter de subversão de papéis sociais. Por exemplo: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao seu deus. Ou os homens vestirem-se de mulheres e outras práticas semelhantes, é associável a essa tradição mesopotâmica.
.

7. Fantasias
O Carnaval brasileiro tem raízes europeias vindas da Roma antiga, onde havia a tradição de se festejar nas ruas em homenagem aos Deuses. O carnaval desde sua origem sempre foi marcado pelos excessos, orgias, sem limites, por isso os foliões escapavam das punições usando disfarces.
.

6. Quarta-feira de cinzas
A Quarta-feira de Cinzas marca o fim definitivo do Carnaval no Brasil e o início da Quaresma. Ela tem esse nome porque havia o costume de se marcar a testa dos fieis com as cinzas de uma fogueira em sinal de penitência. Vaiiiiiii!!!
.

5. Carnaval x Sexo
A associação entre o Carnaval e as orgias estão relacionadas com as festas de origem greco-romana, como os bacanais (festas dionisíacas, para os gregos). Seriam eles dedicados ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos), marcados pela embriaguez e pela entrega aos prazeres da carne.
.

4. Cristianismo e Carnaval
As festas eram, naturalmente, celebrações pagãs e eram extremamente populares. Com o fortalecimento de seu poder, a Igreja não via com bons olhos essas celebrações nas quais as pessoas entregavam-se aos prazeres mundanos. Daí o cristianismo criticava da inversão das posições sociais, pois, para a Igreja, ao inverter os papéis de cada um na sociedade, invertia-se também a relação entre Deus e o demônio.
.

3. Carnavais Medievais
Por volta do século XI, no período fértil para a agricultura, homens jovens que se fantasiavam de mulheres saíam às ruas e aos campos durante algumas noites. Diziam-se habitantes da fronteira do mundo dos vivos e dos mortos e invadiam os domicílios, com a aceitação dos que lá habitavam, fartando-se com comidas e bebidas, e também com os beijos das jovens das casas. Surubada danada!!
.

2. Carnaval no Brasil
Aqui chegou no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina etc. O entrudo foi proibido em 1841, mas continuou até meados do século XX. Ufa!!!
.

1. Evolução 10
Depois da proibição o jeito foi brincar de outra forma surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos, e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.
.
[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *