Os 10 idiomas mais raros do mundo

Quando se pensa em idioma, as pessoas pensam em Inglês, Alemão, Francês, Espanhol. As Nações Unidas afirmou que, em média, uma língua desaparece a cada duas semanas. Em todo o mundo, quase 6.000 ou mais línguas estão em perigo de extinção, pois a maioria das pessoas que são fluentes está morrendo. Abaixo seguem as dez línguas mais raras de todo o mundo:


Só existem 8 pessoas que falam chamicuro, de acordo com estudo de 2008. A linguagem é mais falada no Peru. No entanto, aqueles que falavam a língua desenvolveram um dicionário com seus termos, como por exemplo: kawali (cavalo), polyo (frango), pato (pato), katujkana (macaco), ma’nali (cão), Mishi (gato) waka (vaca).


Dlimi é uma língua do Nepal geralmente falado em regiões próximas a rios Toque e Rava. Também é falado nas montanhas do Khotang Distrito, localizado no leste do Nepal.  Apenas 8 pessoas falam o idioma de acordo com o levantamento feito em 2007. Não há dicionário disponível para conservar a língua, porém há muitos livros escritos sobre a gramática e sintaxe do idioma.


Em 2008, apenas 6 nativos conhecem e usam a língua.  No entanto, diferentemente da maioria dos idiomas que estão desaparecendo, há um professor da Universidade de Adis Abeba, na Etiópia que estuda o idioma. Ele concluiu que a língua segue uma estrutura de sujeito, objeto e verbo.  Ongota é falado pelos afro-asiáticos na Etiópia, na margem oeste do Rio Weito em uma pequena aldeia


Liki é uma língua falada em ilhas ao largo da costa norte de Sarmi, kabupaten Jayapura e Kecamatan Sarmi, que são ilhas perto da Indonésia. Em 2007, um estudo mostrou que apenas 5 pessoas falam o idioma. Dizem que a origem do idioma pode ser: malaio-polinésia, Centro-Oriental, Oriente malaio-polinésia, região Oceânica, Oceanica-Ocidental, Norte de Nova Guiné, Sarmi Jayapura-Bay, e Sarmi.


Nas Ilhas Salomão, a linguagem Tanema foi falada em lugares como Ilha Vanikolo, Província Temotu e em uma aldeia Emua. Hoje, a língua é falada apenas por 4 pessoas, de acordo com um estudo realizado em 2008. Quer aprender verbos em Tanema? Tente: wekini (para ligar), Laro (para nadar), la vamora (para trabalhar), e la Muñana (para deitar-se.)


Njerep é uma língua falada em Bantoid na Nigéria. Hoje, a língua foi substituída por diferentes dialetos Mambila tais como Ba e Mvop. Existem apenas 4 pessoas que ainda falam Njerep acordo com um estudo realizado em 2007. Aqueles que falam a língua já são idosos, assim, em mais alguns séculos esta língua provavelmente será extinta.


Chemehuevi é uma língua do sul é principalmente falada em estados do Centro-Oeste, bem como na costa ocidental dos Estados Unidos. Um estudo de 2007 mostrou que apenas 3 pessoas são fluentes em falar o idioma. Se você quiser conversar sobre as coisas naturais no Chemehuevi, tente palavras como conjunção kai (montanha), hucip (oceano), mahav (árvore), e tittvip (terra / solo).


Falado em Vanuatu, uma ilha localizada na parte sul do Oceano Pacífico cerca de 1.000 quilômetros a leste do norte da Austrália. Esta língua é mais falada na Ilha Vanua Lava. A língua só tem duas pessoas fluentes de acordo com um estudo de 2008. Lemerig consiste em pelo menos quatro dialetos diferentes, todos os quais estão provavelmente extintos.


Kaixana é era falada em um vilarejo perto das margens do rio Japurá, localizada no Brasil. Ao longo do tempo, os colonos portuguêses colonizaram a área. Em algum momento, cerca de 200 pessoas falavam o idioma. Mas, um estudo de 2006 mostrou que apenas uma pessoa ainda fala Kaixana, e por isso está condenada a extinguir-se em breve.


Taushiro é uma língua nativa do Peru, falada na região do rio Tigre as margens do Rio Aucayacu. Aqueles que falavam a língua normalmente só contavam até dez, usando seus dedos. Por exemplo, para dizer um número acima de 10, você diria “ashintu” e apontaria para um dedo do pé. Em 2008, um estudo realizado sobre o idioma Taushiro concluiu que apenas uma pessoa fala a língua fluentemente.

.
*Nota: Existem centenas de línguas raras em todo o mundo. Estes são apenas alguns dos poucos que tem os dados mais recentes relatados. Para encontrar mais línguas raras, visite http://www.unesco.org/culture/
**Traduzido do TopTenz

– Raro mesmo é falar português corretamente.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Falar português fluente é raro mesmo KKKKKK

  2. Se só uma pessoa fala fluentemente o idioma, como é que alguém sabe que ela fala fluente?

  3. O Portuges coreto ta cada dia mais dificel de se falar-se!!!

  4. “Aqueles que falam a língua já são idosos, assim, em mais alguns séculos esta língua provavelmente será extinta.”

    Você quis dizer “em mais alguns anos/décadas esta língua provavelmente será extinta.”

    ***
    “Ivan Malheiros disse:

    Se só uma pessoa fala fluentemente o idioma, como é que alguém sabe que ela fala fluente?”

    Oaksdoakdoad, Bem lembrado!

  5. Traduzido pelo Google Translate

  6. em primeiro lugar devia estar a língua que eu inventei e nem sei falar direito ainda.

  7. Dica de leitura: Preconceito linguístico, de Marcos Bagno.

  8. Gostei da pergunta do Ivan Malheiros: se só uma pessoa fala o idioma, como se sabe que ela fala fluentemente? kkkkkkk E a dica de leitura do Welton também é super válida, viu gente! Vamos aprender um pouquinho de linguística para depois criticar o português dos outros…

  9. Não quero aprender nenhum ! O Português ja é difícil suficiente !

  10. Não entendo pessoas preocupadas com a extinção de línguas, como se fossem animais a serem extintos. Exemplo disso é a Nova Zelândia, que teve que desperdiçar dinheiro pra preservar o idioma Maori.

    Quanto menos línguas no Mundo, mais fácil é a comunicação entre seres humanos.

  11. Caraca! Ainda bem que o Português é a sétima língua mais falada no mundo…pequenas comunidades linguísticas tem tendência a se extinguir ou criar outro dialetos,ao juntar-se com outros. Também acho que seria legal se todos no planeta falassem apenas uma língua,facilitaria muito. Culpa da tosca ideia de construir a tal Torre de Babel kkk

  12. IVAN MALHEIROS:

    vc é o meu herói!

    com certeza! como é q alguém sabe q tal pessoa é fluente se só uma fala fluente?!?!?!

    se é assim, sou fluente em élfico!!! u.u

  13. Quanto menos línguas no Mundo, mais fácil é a comunicação entre seres humanos.

    ai Zezão falou tudo

  14. E o esperanto?

  15. em chamicuro waka e vaca blz , mas waka waka e vaca vaca então ? , me explica essa agora shakira

  16. Eu acho raro seria uma língua planejada, como diz no Wiki http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_planejada

  17. Outro detalhe
    Se só UMA pessoa “fala” esse idioma, com quem é que ela vai “falar/conversar”??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *