10 curiosidades fascinantes sobre a Antártida

A Antártica é um lugar de maravilhas e de um mistério inacreditável. Dos sete continentes é o mais recente descoberto, o menos hospitaleiro, o menos habitado e menos explorado. É também, como você está prestes a aprender, um dos lugares mais fascinantes do mundo.

confitan

10. Está ficando maior – e maior

O gelo marinho da Antártida está se expandindo em algumas regiões e diminuindo em outros. O vento atinge diferentes áreas – por exemplo, ventos que atingem o norte sopram enormes blocos de gelo para longe do continente, e essa é uma maneira que se perde volume. A água do mar congelada da Antártica está crescendo, enquanto o gelo glacial que compreende a camada de gelo da Antártida está diminuindo.
Estas flutuações regulares em tamanho dificilmente se comparam ao crescimento da Antártida no inverno. O continente tem cerca de 4,5 milhões de milhas quadradas de terra, e durante o verão é cercado por cerca de 1,1 milhões de milhas quadradas de gelo. No inverno, este número cresce para cerca de 6,9 milhões de milhas quadradas. Para ajudar a colocar essa incrível mudança sazonal em perspectiva, considere que a Europa abrange cerca de 3,8 milhões de milhas quadradas. Isto significa que a cada inverno, a massa de gelo em torno da Antártica é significativamente maior do que todo o continente europeu.
10

9. É um canto espetacular pra coletar escombros do espaço

A Antártida tem o ambiente ideal para a recolha de meteoritos. Na maioria dos terrenos, pedaços escuros do espaço se misturaram com a terra. Esses escombros são despercebidos, tornam-se cobertos por natureza ou são confundidos com rochas todos os dias. No entanto, a neve eo gelo do continente branco oferecem contraste gritante contra detritos espaciais que está caído no chão, tornando-o fácil de detectar.
O ambiente gelado também é útil para preservar meteoritos – muitos que nós encontramos tem milhões de anos de idade e ainda estão intactos. Movimento de gelo natural, combinado com ventos fortes, muitas vezes empurra muitas deles em áreas comuns que são “hotspots” para colecionadores e cientistas. Viajando à Antártida para reunir meteoritos é muito mais rentável do que se aventurar no espaço. O programa dos Estados Unidos AntarcticSearch for Meteoritesestá em vigor desde 1976 e recolheu cerca de 16.000 meteoritos até agora.
9

8. Maratonas anuais são realizadas lá

Apesar de habitação zero de residentes permanentes, a Antártida tem duas grandes maratonas. O Antarctic Ice Marathon ocorre na base das montanhas Ellsworth e está em funcionamento desde 2004. Os participantes voam em um jato particular da América do Sul para fugir da neve e do gelo, onde a temperatura média é de entre 0 ° C e 10 ° F , ea sensação térmica média é de -4 ° F. O vento normalmente sopra de 10 mph para 25 mph, mas os corredores poderão enfrentar ventos fortes e outros obstáculos imprevisíveis. Tudo isto ocorre a uma altura média de 3.000 pés.
Se a Maratona de gelo da Antártida não é a sua xícara de chá gelado, você pode correro McMurdoMarathon,ao invés. Tem lugar na plataforma de gelo do Mar de Ross, e os trabalhadores no centro de pesquisa da Estação McMurdo dos Estados Unidos freqüentemente participam. Simplesmente chegar a Antártida é um grande desafio, porém, e se maratonistas vai mesmo ser capaz de chegar sempre dependerão do tempo, que pode ser extremo e imprevisível, mesmo no verão.
8

7. A Península é muito amigável

As oportunidades de turismo na Antártica são abundantes. Você pode cruzar o Círculo Polar, percorrer colônias de pingüins, refazer os passos dos primeiros exploradores, atravessar o Iceberg Alley, fazer mergulho, observar as baleias, sair em McMurdo e fazer muito mais. A atração numero um para os turistas continua a ser a deslumbrante Península Antártica, também conhecida como Banana Belt . É popular pela sua acessibilidade e clima ameno, a precipitação média anual é semelhante à de Denver, em Colorado. O BananaBeltbrinca visto como tropical em comparação com o resto do continente, daí o nome.
A Península Antártica é a área mais ao norte e mais molhado na Antártida. É um terreno fértil para as focas e pinguins, rodeado por algumas das paisagens mais puras e majestosas da existência. Os navios de cruzeiro transportam uma média de 35 mil turistas todo o verão. Isso é minúsculo em comparação com a maioria dos destinos turísticos, mas os efeitos negativos do turismo sobre o meio ambiente natural ainda são uma preocupação válida.
7

6. A Antártida é bastante nova para nós

O capitão britânico James Cook navegou no círculo antártico em 1772. Ele não viu terra, mas os imensos icebergs flutuantes indicaram-no a sentir a dureza do meio ambiente. Exploradores avistaram a terra e começaram a exploração no início de 1800. O caçador de focas levou muitos deles para arriscar suas vidas na Antártida –o capitão americano John Davis viajou para a península para caçar focas , em 1821 , e ele pode ter sido o primeiro a pousar no continente.
Ninguém alcançou o Pólo Sul até 1911. Roald Amundsen, da Noruega, liderou a primeira expedição bem sucedida. O homem que tentou antes dele, Ernest Shackleton, da Inglaterra, teve que virar-se quando ele tinha apenas a 97 milhas do seu destino final. O britânico Robert Scott alcançou o Pólo Sul um pouco mais de um mês depois de Amundsen, mas o clima extremo impediu sua tripulação de voltar para casa. Os riscos não pararam os exploradores de visitar a Antártida, e como mais e mais,surgiram dúvidas sobre as nações de bandeiras plantadas neste solo.
6

5. A maior parte do território foi reivindicada

Naturalmente, quando uma nova terra é descoberta, paísestendem a reivindicá-la como seu próprio território. Faz-se uma exceção na Antártida – as nações do mundo compartilham a sua terra e cooperam uns com os outros com a finalidade de exploração científica. Sete países têm reivindicado partes do continente, mas as pessoas de todo o mundo ainda são bem-vindos e só um pequeno número de nações levam reivindicações à terra antártica bem a sério.
Três países – Argentina, Chile e Reino Unido – têm reclamado de parte da mesma terra e se recusam a reconhecer reivindicações de cada um. Outras nações que declararam ter uma fatia do território como sua própria são Austrália, França, Nova Zelândia e Noruega. O Tratado da Antártida ajuda a promover a cooperação pacífica – assinado em 1959, 51 países agora concordam com seus termos.
5

4. O continente é comparável ao Saara

A Antártica é um deserto polar. É o mais alto em altitude média, a mais ventosa eo lugar mais seco do planeta. A temperatura mais baixa já registrada foi de -128,6 ° F em 1983 na Estação Vostok(russa) na Antártida Oriental. 98 % da terra estão coberta de gelo, que compreende cerca de 70% da água doce da Terra. Embora a espessura média do gelo esta é 7.200 pés, a folha de gelo do leste da Antártida chega a 15.700 pés. Isso é quase três milhas!
O que torna o continente especialmente semelhante ao Saara é sua secura – níveis médios de precipitação são extremamente baixos. É tão frio que a neve ou poeira de diamante geralmente cai do céu em vez de chuva, e isso é só nas áreas onde a precipitação realmente cai. Do interior se vê uma média de uma polegada de chuva por ano, e em outros lugares cientistas afirmam chuva tem sido ausente por dois milhões de anos.
4

3. Abriga cascatas sangrentas

Em McMurdoDry Valley, um lago sub-glacialdesemboca em Taylor Glacier. A água jorra de quase cinco andares no Lago Bonney, mas isso não é uma cachoeira comum. A fonte é três vezes mais salgada que a água do mar e flui abaixo de uma camada de gelo que tem um quarto de milha de espessura. O sal mantém o congelamento da água, mesmo nas piores temperaturas da Antártida. Esta fonte de água incrível se formou cerca de dois milhões de anos atrás.
Ainda mais intrigante é a cor que dá a esta maravilha natural seu nome: Blood Falls. A fonte de água contém zero oxigénio e não foi exposta à luz solar. O seu teor de ferro elevado, juntamente com os micróbios que sobrevivem em ferro do enxofre e água, contribuem para a cor original. Se for algo que você queira ver por si mesmo, o sangue que cai pode ser alcançado por helicóptero ou navio de cruzeiro.
3

2. A Vida encontra um caminho

Invertebrados, como nematoides e ácaros sobrevivem em terras da Antártida, enquanto a vida microbiana sobrevive em lagos. Alguns têm evoluído para produzir um anticongelante para si quando fica muito frio. A fauna é limitada e tende a agarrar-se ao chão, onde menos vento vai bater e desidrata-la. A vida é mais diversificada nas ilhas subantárticas e submarinas – obras de gelo que são grossas como um isolante que dão suporte a vida marinha local.
Pinguins, focas, leões marinhos, baleia , lulas e camarões são alguns dos muitos animais que prosperam no ambiente antártico. Aves como petrel, albatroz e mandrião voam sobre as regiões mais amenas. O petrel da neve defende-se, projetando óleo pútrido de seu estômago, e se este óleo entra em contato com outro pássaro o pássaro vai congelar uma vez que o petróleo destrói a camada protetora de penas. Mandriões são um dos seus predadores naturais, e eles não são muito queridos por petréis ou pessoas por serem muito conhecidos por realizar um bombardeio de mergulho e roubar comida.
2

1. A Antártica já foi tropical

Cientistas furaram a terra e removeram núcleos cilíndricos para que pudessem estudar como a terra mudou ao longo do tempo. Disto, determinaram que palmeiras e outra vegetação jáprosperou uma vez na costa da Antártida. Níveis mais elevados de dióxido de carbono e oceanos mais quentes permitiram um clima tropical em um número estimado de 52 milhões anos atrás.
No seu interior, a terra era caracterizada por florestas temperadas, com a vida das plantas, incluindo a árvore araucária que agora é nativo da Nova Zelândia. Os cientistas também encontraram evidências de macadâmia e baobás, que é a “árvore da vida”, atualmente prosperando em Madagascar. Agora todo o continente é um deserto polar – faz você pensar no que a “sua casa” pode se transformar no futuro, e se lugares como a Antártida poderiam eventualmente abrigar uma vida diversificada mais uma vez.
1

Fonte: TopTenz
Tradução: Nayara Magalhães

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *