10 implicações da alta do dólar no Brasil

Nós reunimos as diversas dúvidas sobre a alta do dólar no Brasil e tentamos explicar para que você fique informado. Confira agora 10 implicações da alta do dólar no Brasil.

[read more] .

10. Por que o dólar está tão alto?
Problema em questão é que não está vindo investimento estrangeiro. Por causa dos juros baixos no Brasil, acabou o dinheiro que vinha para especular com os juros. Deixou de ser vantajoso para o investidor de fora fazer o carry trade (tomar empréstimo em moeda estrangeira, como dólar, para aplicar nos juros, em reais). Quando a diferença de juros no Brasil era muito maior, fazia sentido. Hoje não vale mais a pena.
.

9. O que acontece com o turismo
O turista brasileiro nos Estados Unidos é um dos mais prejudicados com a alta do dólar pois consumir está ficando mais caro. O salário em real continua o mesmo, mas o câmbio para a moeda americana está aumentando o valor em moeda brasileira. Assim, está mais caro comprar dólar e comprar em dólar. Para o turista, também há o preço das passagens aéreas que são quantificadas em dólar e, que, portanto, estão ficando mais caras. Isso pode gerar mais viagens para dentro do nosso país, em vez de viagens para o exterior. Em resumo, todas as negociações feita em dólar acaba por desvalorizar a nossa moeda.
.

8. Impacto inflacionário
Outra consequência que poderá ser vista em pouco tempo é o aumento de alguns preços, já que muitos componentes são importados e a moeda mais utilizada é o dólar americano, mesma lógica para o turismo. Assim, mesmo o consumidor comum começará a perceber aumento de preços em alguns setores da economia. E, dependendo de quanto o dólar subir, esse aumento de preços poderá se tornar generalizado, aumentando a inflação por aqui. Essa inflação, que sempre começa afetando os produtos internacionais, importados, acaba também contaminando os produtos que, teoricamente não precisariam estar com seus valores baseados na moeda dos Estados Unidos.
.

7. Reajuste no setor de serviços
A alta do dólar afeta o setor de serviços como um todo. Muitos aparelhos e utensílios são importados. Por exemplo, no dia a dia do trabalho de um dentista, há diversos produtos químicos e equipamentos importados utilizados diariamente. Assim, o aumento do dólar contribui para um aumento geral do valor das consultas e tratamentos. O mesmo ocorre, por exemplo, em uma empresa que fornece assistência técnica na área de tecnologia da informação. Muitas matérias-primas e assinaturas de produtos estrangeiros são adquiridas em dólar, o que também contribui para um reajuste geral das tabelas de preço desses setores. É um cadeia que um afeta o outro.
.

6. Impacto na poupança
Geralmente é o maior investimento de 90% dos brasileiros. Com a alta do dólar a poupança deixa de ser um investimento minimamente rentável, porque a alta da inflação também provocada pelo dólar faz com que seus rendimentos não compensem sua perda de valor. Ou seja, daqui alguns anos o que você tiver investido na poupança terá uma desvalorização significativa.
.

5.  E o combustível
Os combustíveis como a gasolina e o diesel seguem essa mesma alta de preços que o barril de petróleo. E engana-se quem acha que esse aumento afeta somente os proprietários de veículos automotores, já que as tarifas de transporte público também costumam ser reajustadas quando há alta do preço do combustível. Em um estágio mais avançado, esse aumento também influi no preço de transporte de cargas, que no Brasil é feito em grande parte por caminhões movidos a diesel. Assim, o consumidor também sofre repasse de preços de qualquer produto que necessite desses transportes. Afeta desde empresário ao consumidor final.
.

4. Quando o dólar irá cair?
É quase impossível prever uma data em que a moeda americana vai cair, mas é perfeitamente viável citar alguns fatores que podem ajudar a tirar a pressão do câmbio. Caso a economia brasileira comece a dar sinais mais firmes de aquecimento, a tendência é de alívio na cotação do dólar à vista. Afinal, os dados de crescimento do PIB são o cartão de visitas do país aos investidores estrangeiros, e uma economia forte é um fator-chave para atrair recursos de fora.
.

3.  O que é Selic?
É um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional. Boa parte destes ativos é comprada pelos grandes bancos. Por lei, eles são obrigados a direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC.
.

2. Então como fica a Selic com o dólar alto?
Quanto à Selic, os investidores agora estão numa espécie de bifurcação. Por um lado, o BC sinalizou na última reunião do Copom (Comitê da Política Monetária) que não vai mais cortar os juros; por outro, os dados fracos da economia brasileira sugerem que ainda há necessidade de estímulos extras, o que pode ser feito via uma nova redução nas taxas. Caso a Selic caia novamente, o diferencial de juros em relação aos EUA irá diminuir ainda mais, afastando alguns investidores; se a Selic ficar estável, o diferencial continua nos patamares atuais. Portanto, eis aqui mais um fator de incerteza.
.

1. E como Copom define a taxa Selic?
Existem dois tipos de indicadores da Selic: a taxa Meta, definida pelo Copom a cada 45 dias, e a taxa Overnight, que é a média ponderada e ajustada que o Banco Central divulga diariamente. O Copom usa a definição da Selic como uma maneira de controlar o excesso de dinheiro em circulação e uma possível desvalorização da moeda, guiando assim os rumos da economia.
.

Fonte: Seu dinheiro/Blog rico/ InfoMoney

[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *