10 fatos curiosos sobre o Oscar

Existem alguns fatos que você provavelmente não sabe sobre a cerimônia do Oscar – por exemplo, a estatueta banhada a ouro que os premiados ostentam no palco pesa 3.86kg! Veja mais curiosidades à seguir:

confira

10. Contrato de vendas
Se um ator se vê em tempos difíceis, vender sua estatueta banhada a ouro pode parecer uma saída rápida e razoável para questões financeiras. Mas desde 1950, os vencedores têm que concordar com algumas condições impostas pela academia para que possam levar o Oscar para casa. Uma das condições: Se quiser vender o prêmio, eles devem antes oferecer à Academia por USD 1,00.
oscar10

9. Muito ouro!
Todos sabemos que o Oscar é dourado, mas você não deve saber que o troféu é, na verdade, banhado em ouro de 24 quilates. Ouro é pesado, então dá pra imaginar que a estátua de quase 35 centímetros é bem robusta. 3.86kg, para ser mais exato. Entretanto, durante a II Guerra Mundial houve uma escassez de metal, o que obrigou a Academia a usar gesso, mas assim que essa escassez acabou, eles trataram de trocar as estatuetas de gesso pelas tradicionais estatuetas douradas que nós conhecemos.
oscar9

8. O ops! de Tom Hanks
Em 1994, Tom Hanks fez seu discurso de melhor ator durante o qual ele exalta seu professor gay de teatro. Caramba! O discurso ficou famoso e inspirou o filme “Será que ele é?”, onde um famoso ex-aluno tira o professor do armário – que nem era óbvio, nem nada…
oscar8

7. Recusa do melhor ator
Você imagina que qualquer um que recebesse o Oscar de melhor ator ficaria extasiado! mas não Marlon Brando em 1973. O ator recusou o prêmio e apresentou Sacheen Littlefeather para fazer o discurso em seu lugar. Brando e Littlefeather protestavam contra a imagem ultrajante que Hollywood passava dos índios nativos americanos.
oscar7

6. Dodói
Em 1938, Alice Brady estava muito doente para ir à cerimônia, deixando um homem não identificado aceitar um prêmio de melhor atriz coadjuvante em seu lugar. Como já esperado, o homem foi embora e ele e a estatueta jamais foram vistos novamente.
oscar6

5. Taxa de divórcio
Um surpreendente estudo, em 2011, mostrou que a probabilidade de divórcio das vencedoras do prêmio de melhor atriz é 1.68 vezes maior que as que não ganham o prêmio.
A taxa de divórcio e conhecida como “a maldição do amor do Oscar”, mas se é maldição mesmo ou só maridos ciumentos, jamais saberemos.
oscar5

4. O susto da Imigração
Em 2003, todo o espaço aéreo em volta do local da cerimônia foi bloqueado, os bueiros foram soldados por segurança. E não para por aí, ainda tinha atiradores de elite posicionados juntamente com uma equipe para a detecção de armas químicas. Estavam um pouco assustados, eu acho.
oscar4

3. Óscares roubados
No ano 2000, 55 estatuetas foram roubadas de um galpão. 52 desses Óscares foram achados em uma lixeira pouco tempo depois. Três anos depois, em 2003, acharam mais uma em uma operação anti-drogas, em Miami. Porém duas ainda estão desaparecidas.
oscar3

2. Vencedores sérios
Nem todo ganhador parece valorizar o prêmio como a maioria, ou talvez tenham achado uma utilidade melhor para ele. De qualquer forma, a lenda da Pixar John Lasseter e o ator Jack Nicholson, encontraram maneiras mais criativas de exibir seus prêmios. Lasseter veste suas 2 estatuetas com roupinhas de Barbie e Nicholson usa o seu como um cabideiro, onde mantém seu chapéu.
oscar2

1. Premiação criativa
Não é surpresa que Walt Disney já ganhou um Oscar, mas o Oscar honorário pela obra da Branca de Neve foi um pouco diferente. O Oscar tinha uma estatueta grande e também 7 pequeninas estatuetas acompanhando. O Oscar do ventríloquo Edgar Bergen era de madeira e mexia a boca!
oscar1

Fonte: GizmoCrazed
Tradução: Ju Storino

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *