Os 10 Maiores problemas do Brasil

banner-lista-listas

Mais de 500 mil pessoas participaram da pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que apontaram os problemas mais graves do país. As respostas foram filtradas por palavras-chave que indicam a preocupação de cada pessoa. Algumas respostas, que falam de problemas genéricos, foram agrupadas como “políticas públicas”. Abaixo. o percentual de pessoas que citaram cada questão.

1º. Educação: 18%
2º. Violência: 14%
3º. Políticas Públicas: 14%
4º. Emprego: 9%
5º. Saúde: 6%
6º. Meio Ambiente: 5%
7º. Justiça: 3%
8º. Infraestrutura: 2%
9º. Política: 2%
10º. Impostos: 1%

*As pessoas podiam citar mais de uma razão. A soma não dá 100% porque algumas respostas não se adequavam à classificação.
Fonte: Época

Deixe um Comentário

Comments

  1. Cadê “corrupção”? Estaria em Políticas Públicas também?

  2. Eu concordo com o amigo, aí, de cima, o calcanhar de aquiles do Brasil é a justiça, sem a justiça nada dá certo. Esta lista ficaria perfeito, não fosse a falha da justiça.

  3. Desperdício e saqueamento de dinheiro público devia estar em primeiro lugar.

  4. Sinceramente, com a melhora da educação, a maioria dos outros problemas diminuem.

  5. Olha, o problema-raíz, na verdade é a política… Depende da administração pública para resolver os problemas supracitados, mas para mudar não depende destes que estão no poder e sim de cada brasileiro, sendo participativo no cenário político… Enfim, quem sabe um dia, né?

  6. Está tudo absolutamente errado…
    Nós só temos um problema no Brasil…
    Somente um, que é a CORRUPÇÃO…
    Todos os outros que você pensar é consequencia deste…

  7. Acho que daria empate entre as 10 primeiras nada de % para um ou para outro, é TUDO IGUAL

  8. Undrig,a Corrupçao,violencia,pobreza etc.Só pode ser combatida com a educaçao(escolas,e um ensino melhor).

  9. Acho que o maior problema do país reside na educação que perpetua a ignorância e impede que a máfia que comanda o país seja destituída do poder!

  10. ô meus filhos…claro que correupção está nas políticas públicas…elementar…

    Mas realmente…vcs deram a prova que educação é o maior problema mesmo.

  11. lê-se CORRUPÇÃO

  12. Avatar for Thales Azamor Luan de menezes : 21 de maio de 2009 at 11:18 pm

    Olha, só educando os políticos que nos livraremos da corrupção.

    Educação!fica a dica! (Y)

  13. Na verdade, dentro da prática, tudo faz parte de um círculo vicioso onde não se pode apontar um problema raiz.
    A princípio, a educação seria o melhor meio de resolver “todos”, enfatizando bem, todos os problemas do Brasil, pois toda a sociedade, bem ou mal passa pela educação antes de se tornar um cidadão participativo (ou não) dentro da sociedade.
    Mas por outro lado, se não se tem uma boa educação, acontece a corrupção (política ou não) , falta de justiça; por causa da corrupção não temos uma boa educação e por aí vai…

  14. Corrupção entra em Falta de Valores que foi classificado como o fator que gera esses problemas…
    Visita meu site: contabilidademantiqueira.com.br desenvolvido pela namp.com.br

  15. Não me julguem mal,mas com todos esses ploblemas mais os que são gerados por eles ainda querem promover uma olimpíada e uma copa do mundo aqui no Brasil.Dizem que esses tipos de eventos trazem divisas para o país,mas só quem sai lucrando são os que já tem,como por exemplo redes de hotei,patrocinodores e principalmente a Rede Globo de Televisão que não da chances para as outras emissoras.O povo vai continuar nas filas dos hospitais,sendo assaltado,enfim, acho que deveriam empregar esse dinheiro em prol dessa sofrida,esperançosa população.Quando as coisas se ajeitarem quem sabe(se se ajeitarem)quem sabe?É isso aí.

  16. vou desabafar// quer saber a verdade precisamos cortar o mau pela raiz em quanto nós estamos sendo enganados por outro lado ele o boca da mafia do governo prsidencia organizacoes unidas o que seja rede de televisoes estao nos enganando abafando a cada dia a mais eles propios leis que so vizam a eles mrsmos ou vc acha que as brechas das leis e para os pobres a populacao carente, estamos a mercer deles sera ? temos que lutar revolucionar se quisermos que um dia sejamos livres dessa democracia maldita que nao resolve de nada sem contar com educaçao saude isso nao existe no brasil, de quem é essa obrigaçao nossa ? nao nos como cidaddaos votamos na ((esperança)) de que tenha uma alma boa que nos ajude faça cumprir o que fala , o que devemos fazer ? nao sei acho que devemos mobilizar toda a populacao e dar um sonoro fora a quele politico ou outro que nao faça cumprir como manda seu dever quando vai acontecer isso nao sei mas uma coisa eu sei devemos fazer isso logo nao ficar preso ao circulo vicioso da luxuria em excesso e ficar preso a globo com suas mentiras BBB brincadeira nao sou contra a aqules que gosta, mas esses programas e de outra emissoras so fazem nos atrapalhar que ver uma coisa repare tudo que e bom e tarde de mais ou muinto cedo porcarias algumas dela s e atarde nao sei onde vamos parar nao a munta coisa a si falar em resumo e isso que digo escute o hino do brasil é um espetaculo para o pais que o representa. bom meu nome é Luis Paulo tenho 18 anos e sou feliz qualquer duvida clik o meu orkut:moderadordoflyordie@hotmail. “e que a força esteja com todos nós.” ™

  17. Avatar for Thales Azamor Marcos Paulino Rodrigues : 29 de abril de 2010 at 6:51 pm

    Infelizmente, o me parece que alguns problemas do Brasil jamis serão solucionados, como por exemplo, a educação e a /saúde. No que a educação, entendo que há interesse politico em se manter a maioria (pobre) na ignorancia, dessa forma as pessoas vem se demonstrando cada vez mais desinteressadas da questão politica do país, sob o argumento de que nada vai mudar mesmo; que assunto mais chato; deixa rolar, etc…;A ignorancia politica, ligada a educação, controe mentes corruptas e egoistas. Nossos politicos estão cada vez mais “pobres” de conciencia politica. Alguns não possuem um minimo para assumir um cargo politico. Temos vereadores que sequer cursaram o 2º grau, e são eleitos por serem pessoas conhecidas, em determinado local. Assim, não tendo outra opção de trabalho buscam a Politica. Logo, entendo que de fato a Educação é primordial nesse pais e caso não se faça nada de pronto, sequer teremos professores nas escolas.Cabendo frisar ainda que os professores de hoje, já foram criados em um sistema absurdo o qual não admitite a reprovação. Ora, a reprovação era uma maneira de impor responsabilidade nas crianças desde pequenas, vez que temia-se a reprovação de ano por ser uma vergonha, em meio aos familiares e a sociedade em geral. Dai as crianças, responsaveis estudavam e aprendiam mais para não reprovarem e assim tinhamos pessoas mais educadas, mais interessadas na vida em geral, mais instruidas politicamente e via de consequencia, tinhamos menos marginais, menos violencias nas escolas mais respeito aos professores entre outros. Infelizmente, tal projeto, veio somente a prejudicar a sociedade e tenho certeza de que se se fizer uma pesquisa do aumento da criminalidade, veremos que após o ano de 1988 a violencia, aumentou consideravelmente no pais, momento esse em que o ensino publico começou a se deteriorar. Por conta disso, hoje temos professores despreparados e isso vem se tornando uma bola de neve que não pára de crescer. Algo tem de ser feito no sentido de melhorar a educação caso contrario esse pais se tornará uma terra sem lei, onde teremos um crescimento da criminalidade, da podridão politica e a maior degradação dos poderes do Estado,gerandoa cada vez mais uma sociedade individualista.

  18. Avatar for Thales Azamor Jossimar Ferreira : 11 de junho de 2010 at 1:36 am

    E é exatamente porque não existe uma educação de qualidade que nosso país é corrupto, nossos “representantes” apenas querem que continuemos assim “burros” para que continue a tão apetitosa e apreciada “pizza”, advinda dos impostos que pagamos de cada dia.

  19. o brasil tem que melhora

  20. Avatar for Thales Azamor Jose do Rosario Muniz : 20 de agosto de 2010 at 11:58 am

    O que eu acho, além dos proplemas citados, como sendo o mais grave problema do Brasil, é o político achar que é dono daquilo que é do povo: os impostos. Por isso é necessário que a palavra “público” escrita nos órgãos estatais como: colégios, hospitais etc, que está associado a serviços prestados pelo poder público, seja mudada por exemplo: colégio estatal financiado pelo povo, hospital estatal financiado pelo povo etc. Assim o povo terá orgulho de saber que é patrão, e o político empregado.

  21. Cade o transito ai em cima?

  22. acho que a educaçao é base de um emprego e de uma vida bem sucedida,por isso acho que a educaçao deve melhorar principalmente a publica ,são falhas inaceitaveis que acontecem,por isso acho muito bom que os brasileiros estejam se importando com isso!

  23. O problema maior é a educação, isso porque a educação influencia indiretamente toda a população, o que possibilita um nível cultural maior, maior instrução, maior renda.

    O que é ruim para doutrinas políticas e religiosas, pois cidadãos bem instruídos tendem a questionar.

    Fato é que as coisas só mudam quando o povo mostra a força que tem, ao invés de ficar pagando impostos absurdos para não ter serviço de qualidade nenhum.

    Na Europa se cobram impostos muito menores que os nossos e se oferecem serviços de altíssima qualidade, incluindo aí a EDUCAÇÃO.

  24. DESPERDÍCIO DE DINHEIRO!!! Penso que esse é o maior problema do nosso querido Brasil. Quantos milhões ou bilhões de reais não chegam ao seu destino, como obras de infra estrutura, escolas, hospitais, transportes, saneamento, habitação…por conta de pessoas inescrupulosas, corruptos e desonestos. Essencialmente, falta a fiscalização do dinheiro público, desde a saída dos cofres até o seu destino final.

  25. concordo com tudo ta tudo errado

  26. sei la mano, só sei que o bagulho é tudo loko!

  27. sinceramente… acho que essa lsta ae ta errada.. o brasil esta em primeiro lugar de muita coisa…
    como em violencia inpostos, corrupçao, roubo do dinheiro do povoo… pra comprar os bems mais egoistas que uma pessoa pode comprar..
    o brasil tem mtas leis idiotas… como todos sabem, politicos criam leis para beneficiar a si proprios.. ja nao basta os milhoes que eles enfiam no cu.. pq nao cabe tudo na cueca..
    os maiores escandalos policos sao emcontrados nessa bosta de pais…
    e o povo nao se manifestaa.. acustumou com essa merda toda… elegeram mais corruptos incapacitados de govrnar até msm suas proprias vidas como netinho e tiririca, etc…
    o povo brasleiro deveria como em mtos paises faser protestos e greves … mais nao de 30 pessos.. deveria ser algo organizado entre multidoes de milhoes de pessoas, pq todo povo brasileiro deveria se inportar com suas proprias vidas…
    esse pais sinceramente eh uma vergonha.. e todos aqueeles porcos que sao tao sujos e injustos quanto os vermes que vivem na merda…
    com tantos ataques terroristas matando gente inocente… e um bom lugar sugerido para ataques seria o senado brasileiro… pelos menos ia fase um limpa…
    e o pior de tudoo.. politicos ganhan voto beneficiando com um bujao de gas e uma cesta basica… e com apenas isso a populaçao acha que eh suficiente.. eh o preço do “”meu voto””

  28. Avatar for Thales Azamor marcelo cerezer : 23 de maio de 2011 at 11:10 pm

    Esta tudo errado no brasil!nao existe lista!Aqui nada funciona alem da corrupcao que afeta o desenvolvimento no brasil e em segundo os altos impostos,que sugam o brasileiro ate a alma e para piorar o governo enfia nosso dinheiro na bunda!alias espero que os bandidos que estao explodindo bancos,parem um minuto para pensar e perceber que os verdadeiros culpados por eles estarem nessa merda sao os politicos corruptos,ai quero ver o governo segurar uma BOMBA BEM NO MEIO DO CU!politicos hipocritas,mediocres e mercenarios!Queimem no inferno!bandidos covardes!

  29. Avatar for Thales Azamor marcelo cerezer : 23 de maio de 2011 at 11:32 pm

    Concordaria que a educaçao e o principal problema se nao tivesse corrupçao no brasil!como ter educaçao nesse pais se os politicos que estao no poder e que deveriam dar exemplo estao enfiados na lama da corrupçao por todo o brasil?nao existe investimentos decentes em infraestrutura neste pais!apesar do brasileiro pagar os mais altos impostos do mundo!com isso os politicos recebem os salarios mais altos do mundo!e cade a gratidao para com o povo?porisso eu digo nao tem como ter educaçao e respeito por politicos hipocritas,mediocres e mercenarios no poder!queimem no inferno!bandidos covardes!

  30. Avatar for Thales Azamor marcelo cerezer : 23 de maio de 2011 at 11:55 pm

    Como podemos defenir corrupçao?pessoas do mau?pessoas desonestas?determinado grupo que quer levar vantagem em tudo?Diz o antrópólogo Brasileiro Roberto da Matta que “a corrupção nunca é um ato individual. Ela sempre envolve grupos de pessoas atadas por uma regra fundamental de associação: a troca de favores. Esta corrupção colectiva é fundada na moralidade tradicional, nas amizades bem estabelecidas e na oportunidade disponível, permite que crimes sejam praticados com impunidade e é caracterizada por uma arrogância intolerável.”Pois bem esse e o principal problema do brasil a falta de honestidade do ser humano que culmina nos 10 maiores problemas do brasil!eu ja morei no japao por 8 anos e la aprendi um pouco da cultura deles e percebi que a honestidade e levado muito a serio!ta ai o recado porque o brasil esta afundado na lama infelismente!

  31. Se pararmos para pensar, desde do inicio do Brasil existiram problemas de administração,corrupção de Dom Pedro I, Dom pedro II, e todos que os seguiram. E existe um ditado que cabe perfeitamente ao nosso inicio para explicar os problemas da atualidade : Pau que nasce torto nunca se indireita, a solução seria arrancar e plantar de novo. Nada dá certo no Brasil.A primeira coisa errada sem duvidas é a POLÍTICA, que envolvem o problema da corrupção descarada e escancarada, onde a POPULAÇÃO é acômodada,ou seja, não acha certo mais tambem não luta pelos direitos e vontade do povo.Segundo, o nosso código de leis, não é válido,já que nele consta leis que todos acreditam, que é SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE A LEI, que mentira descabida! Cito exemplos cotidianos nossos que mostram claramente que nós somos iludidos em acreditar nessa lei. Um exemplo é: a escola! Separa as classes sociais, onde a pública é frequentada pela população humilde, e a particular pela população com mais condição financeira.Onde o pobre não é aceito na escola particular se não pagar. Ou seja, se todos somos iguais perante a lei, não deveria existir só 1 tipo de escola? Onde não separaria as classes sociais, e o ensino escolar fosse de qualidade a nivel da escola particular.O que deveria ser feito? Revoluções,deram certo na frança
    (revolução liberal de 1830 e 1848),onde a população antigiu seus objetivos. O nosso objetivo é educação? é necessario ir as ruas,unir o povo e brigar pelos nossos direitos como cidadãos! Uma nova politica, uma nova Constituição, um novo código penal (um que funcione),um novo governo! Os jovens são o futuro, Nós temos o poder!Vamos fazer alguma coisa! Quer ver um motivo bom para se brigar? As cotas. Nem todos estão satisfeitos com as cotas, eu muito menos,não sou negra, não estudo em escola pública, não sou uma índia, nem sou deficiente, o que me faz ter menos chances de entrar em uma faculdade,onde essas caracteristicas acima citadas tem privilégios,as cotas, para compensar o preconceito (racial e físico),a falta de eficiencia da escolaridade pública, entre outros fatores. Tinha que consertar primeiro a estrutura e ensino dos colégios publicos do Brasil, onde a maioria é vergonhosa, para depois tirar a validade da lei das cotas, que por sinal, só é válida até esse ano, teoricamente, e esta prestes a ser implantada novamente.

  32. um dos problema começa com a população,que entra ano sai ano vive de promessas,promessas essas,que vem de politicos esses que são alvos da justiça mas que não se consegue provar nada contra eles e sempre voltam nas eleições e se reelegem garatindo imunes a justiça,justiça essa feito por eles mesmo.entra ano sai ano são os mesmo que se interessa pelo que for bom para seu partido,e não para o povão,aumentão seu proprio salario em proporçao enorme, mas eles merecem ………….

  33. Na verdade, emprego não é o problema, e sim a educação como já dito

  34. A base de um pais e’ a educacao. A corrupcao faz uma parte da educacao. A violencia e’ consequecia da educao. Cuidar do mei ambiante e’ educacao. E infelizmente a maior carencia do Brasil e’ a educao.

  35. EO LIXO VOCE COMEU ELE ?
    PORRA DEVIA SER O PRIMEIROOOOO
    EA FOMMEEE
    VOCE ACABOU COM ELA POR ACASO?

  36. minha rua não tem saneamento de esgoto e meus pais ainda tem que pagar emposto

  37. não é a corrupção nem os problemas que temos no dia-a-dia… Nós seres humanos somos o ser que contém mais problemas na vida existe:conta pra pagar, dívida,o chefe no nosso pé, filhos, marido,casa,alimento,agua,empregada,babá… a nossa convivência não basta de princípais termos, temos muitos problemas, se principais fosse ruim iriam colocar todos os problemas e afinal não é preciso ter um site de pesquisa para sabermos dos nossos próprios problemas, tudo bem que os jovens podem fazer pesquisas. Mas o que há de nós procurando saber sobre quais são os nossos próprios problemas. Esses da í só são dez como nós queremos os principais, é besteira porque os nossos problemas nós sabemos quais são.

  38. Acredito que a corrupção é sim o maior problema de nosso país, pois o dinheiro público é que administra um País, se não tem verba, como investir na educação, na saúde, na Infraestrutura, investir em segurança, enfim, como pode investir em um país sem verba? não tem como, pois há corrupção e ela é sim a causadores de todos os problemas socias em um pais. Pense nisso!!

  39. Bom eu acho que a lista esta serta mas auguns comentários disem que está errada mas vou diser para vcs se a educação é assim vcs acham que teria crianças matando outras outros praticando bulling outros estrupando adolecentes e por isso eu digo este é o nosso pior problema eu falo isto pro já ter visto muito eu com 12 anos vejo muitas crianças sendo mautratadas,etc.

  40. Esse texto e muito bom me ajudou muito,na minha atividade!.

  41. Tenho a convicção de que o problema raiz do nosso Brasil é a CORRUPÇÃO seguido da impunidade, sei que temos dificuldades na saúde, educação, segurança, transporte e etc. mas como consertar todos esses problemas se não começar pela raiz. Não tem como uma planta dar bons frutos se a sua raiz estiver doente.
    É uma pena porque esse país é muito bonito e tão grande mas contaminado pela corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *