10 Mandamentos para passar nos concursos públicos em 2009

1. Busque motivação no estudo
Lembre-se dos motivos que o levam a estudar para o concurso. Faça um cronograma de estudos e avalie constantemente como está seu desempenho conforme você faz exercícios e questões de provas anteriores.

2. Não abandone o lazer
Planeje o tempo de estudo e de descanso. Com organização, disciplina e força de vontade é possível conciliar estudo eficiente com lazer. Estudar com qualidade de vida é muito mais produtivo que estudar 14 horas por dia.

3. Esqueça a concorrência
Não pense na relação candidato-vaga durante os estudos. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. O objetivo é tentar fazer o máximo de pontos, mas ficar satisfeito se acertar o mínimo para passar.

4. Prepare-se com antecedência
Normalmente, o edital é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas. Por isso, o ideal é iniciar os estudos antes da publicação do edital,  dedicando-se às disciplinas básicas comuns à maior parte dos concursos.

5. Estude conforme o edital
Estude somente as disciplinas e os programas do concurso previstos no edital. Prepare-se conforme o peso de cada disciplina dedicando mais tempo às que têm peso maior e menos tempo às que têm peso menor.

6. Faça provas anteriores e simulados
Com isso, o candidato passa a conhecer os diversos estilos de prova. O estudante aprende o que o examinador acha importante e treina a velocidade de resolução. Depois de algum treino, resolva questões por um tempo um pouco maior do que o que será permitido no dia da prova para aumentar a resistência. Depois, resolva questões em um tempo menor para aumentar a pressão. Quando a data do concurso estiver próxima, passe a realizar provas em condições absolutamente iguais às que você irá enfrentar.

7. Prepare-se para todas as fases do concurso
Um concurso pode ter várias fases dependendo do que o selecionador julgar necessário avaliar no candidato. Normalmente, cada fase é caracterizada por um tipo de prova. Alguns concursos têm somente provas objetivas. Outros também têm provas discursivas, exames físicos e provas orais.

8. Preste outros concursos
Preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, pois a maior parte das disciplinas costuma cair em vários exames, a prática aumenta a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando (já empregado no serviço público) para a carreira mais desejada.

9. Às vésperas da prova, faça revisão
Na semana que antecede a prova, aproveite para rever as disciplinas fazendo principalmente resumos. Resolva a prova do concurso anterior. Dê atenção a todas as disciplinas levando em conta o peso – matéria com maior peso no concurso requer maior dedicação.

10. Na prova, comece pelas questões mais simples
Faça antes as questões mais fáceis. A seguir, resolva as mais trabalhosas e, na sequência, as mais difíceis. Leia cada enunciado com bastante atenção para não precisar ler de novo e não cair em alguma “pegadinha” por falta de atenção.

Fontes: Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos, e William Douglas, professor, juiz e autor de 28 livros sobre técnicas e dicas de preparação para concursos

Dica do amigo Thomas que viu no G1.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Muito bom, uma das melhores lista.
    Vou começar a estudar para concurso hoje, já tinha planejado isso, estudarei maios ou menos 4 horas por dia e os assuntos comuns a vários concursos, assim que sair um que me interesse, vou focar as matérias específicas.

    Vou aprender e ajudar pessoas tbm, vou colocar assuntos em meu blog, assim eu aprendo e ensino.

    Abraços.

  2. http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL983543-9654,00-ORGANIZESE+PARA+PASSAR+NO+CONCURSO+DOS+SONHOS+EM.html

    Vixi, cópia sux!

  3. @Marcelo Cajueiro: Foi falado no post que foi pego do G1.

  4. Muito bom. Pretendo muito passar em um concurso.

    FLws

  5. Tem gente que sente prazer em criticar, pelo prazer de criticar. Não dá para entender…

  6. Não esperava ver este texto por aqui, heheh, mas tá valendo também. 🙂 É pra me lembrar de sair dos blogs e ir ler minhas leis. 😛 Sim, eu diria que o nº 1 é um dos mais importantes de todos: aprender a amar estudar. Ficar feliz de estar horas lendo sobre aquele assunto e tal.. hahaha. Este é o segredo. 😛 O resto vem facin..

  7. Muito bom…

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  8. tenha um bom cartucho

  9. boa tarde, pretendo passar em um concurso e esses manadamentos abriu minha mente, flw cara um abraço.

  10. beleza!com essas dicas e um punhado mais de esforsso espero passar no concursso da pm … valeu!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *