
Dando continuidade à série histórica do IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, o FIRJAN divulga a edição 2010, relativa aos dados oficiais de 2007.
O IFDM, que está na terceira edição, varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento humano, de acordo com dados oficiais relativos a emprego e renda, educação e saúde. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento humano.
Melhores:
1º. Araraquara – SP: 0,9349
2º. Indaiatuba – SP: 0,9297
3º. Vinhedo – SP: 0,9212
4º. Guaíra – SP: 0,9191
5º. Jundiaí – SP: 0,9184
6º. Sertãozinho – SP: 0,9160
7º. Marília – SP: 0,9106
8º. Itupeva – SP: 0,9086
9º. Barueri – SP: 0,9083
10º. Jaguariúna – SP: 0,9081
Piores:
1º. Marajá do Sena – MA: 0,3394
2º. Lamarão – BA: 0,3528
3º. Placas – PA: 0,3568
4º. Jenipapo dos Vieiras – MA: 0,3588
5º. Araguanã – MA: 0,3636
6º. São Félix de Balsas – MA: 0,3669
7º. Melgaço – PA: 0,3700
8º. Santa Luzia – BA: 0,3724
9º. Tonantins – AM: 0,3726
10º. Lajedinho – BA: 0,3730
Fonte: FIRJAN
- Algum leitor mora em alguma das dez piores? É tão ruim assim?











Essa Kelly quer enganar quem, héin?! rsrs… Paulistana mesmo? Então tá…
Que legal, Sertãozinho está entre as seis melhores cidades do Brasil. Parabéns ao Prefeito Nerio, as Indústrias, Usinas, Comercio, Meios de comunicação, e principalmente nosso povo trabalhador e inteligente. Vamos nos esforçar para chegar em 1º lugar. Um abraço.
mentira ! esse povo mente dimaaaaaas ! o postador deve morar em sp e queria colocar na frente ! BARUERI ? nada a ver ! cidade grande !
aff’s tudo de SP igual no ano passado –’ tem tanta cidade melhor do q essas de SP aki no sul do apis e esses fdp ñ coloka, pke aki no sul ñ tem tanta gnt morrendo de fome igual nessas cidades de SP ai de cima, temos cidades onde vc caminha e se sente na EUROPA, temos cidades totalmente com design alemão,iataliano,francês e etc, temos cidades q nem parecem ser brasil, e NINGUEM fla nada disso, enquanto o povo e principalmente a mìdia puxarem saco de SP desse jeito, esse paìs NUNCA irà pra frente de verdade ¬¬’
Ae legal. Araraquara em 1. Sou de Araraquara, e fico feliz por isso, mais no sul num tem cidades melhores não?
quem faz esses estudo ao de piores cidades do Brasil nao conhece Itapebi minha terra Natal. Ela está jogada as traças o prefeito Claudio Carvalho é um inresponsável ( o pai dele é pior ainda) tonhel ladrão eo irmao rouba pior que rato
queria que fosse em itapebi uma investigação muito competente que nao sejam corrompida pelo prefeito ladrão e pelos diversos seceretarios que tem naquele ninho de cobra.. a começar por pau lo mao de quiaboe outros que merecem nem serem citados… coloquem todos na cadeia monte de ladrão
Valença-Rj o mundo acabou aqui, era pra está na lista das piores,
No sul pode ate ter cidades muito bonitas, mais Araraquara e tudo de bom, cidade arborizada, transito organizado,melhores taxas de emprego renda, saude, educaçao,tem um site que a populaçao pode conferir tudo sobre as obras que o prefeito faz na cidade, amo minha cidade e nao troca ela por nenhuma outra, VIVA ARARAQUARA….
Não curto muito SP
Eu morei 1 semana em lamarão e não é ruim so fui ver um carro de policia no ultimo dia e briga so vir no bar em que eu tava com os amigos de la
moro proximo a araguanã, no maranhão, e realmente aqui é um caos total.O descaso e a negligência é o que predomina por essas bandas. Realmente é muito triste mas é o que acontece, é a realidade nua e crua.
Vou falar a verdade: O sul não está na lista pois o povo do sul não se considera brasileiro.
Quem renega o próprio país está muito errado.Não merece nossa cidadania… Deveriam dar o que vocês já pediram: Independência. Construam um país próprio, metido à europeu… Vamos ver quem é o melhor?
Araraquara: Cidade legal e tal…. Sou “vizinha” de Araraquara, adoro passear lá e é uma ótima cidade msm
Salvador… Melhor cidade do mundo!!! Por isso não está na lista!!
Moro perto de lamarao. E sinceramente eu pensava que era a pior cidade do Brasil!
nossa ta vendo eles so colocam cidades do norte e nordeste como as piores e sp como os melhores. isso é descreminaçao tá…. vcs devem olhar como estar estas cidades antes de postar bobagens. vcs podem ate estar certos mas pq botar so norte nordeste podiam botam algumas cidadezinhas do sp tbm pq eu sei que ñ tem apenas “cidades melhores”
è eu moro em Jenipapo dos Vieiras e concordo fiquei foi surpresso por o nome de minha cidade aparecer ai até que enfim reconhecido
rsrsrsr E É PORQUE VCS NÃO VIRÃO ITAIPAVA DO GRAJAÚ AQUI NO MARANHÃO….FICARIA NA POSIÇÃO ANTES DO NUMERO UM DE TÃO RUIM QUE TÁ AGORA EHEHEHEH
Araraquara pode até ser, mas Barueri e Sertãozinho nessa lista é o pior
Porque todos são de SP.nossa acho que quem fez mora nessa maravilha de ESTADO!!!
Olha e pq vcs naum conhece. Maraba aq no . Para e horrivel o prefeito daq e uma merda. Se maraba teve uma praga foi o maurino.
Wagner, não sei onde estão estas “tanta gente morrendo de fome” aqui em SP que você falou… Até na capital que recebeu migrantes de tudo que é lugar, os pobres são bem assistidos e NINGUÉM passa fome… Ainda mais nestas cidades que encabeçam a lista, que são riquíssimas e não tem favelados!
E mais, construções em estilo europeu não significa desenvolvimento… A África do Sul dá de mil à zero no Brasil em termos de urbanismo. Lá você sente de fato, num país desenvolvido, mas indicadores sociais são muito piores que o Brasil e a maioria do povo literalmente passa fome… Acho que você é do tipo que se deixa levar pela aparência!
ja morei em jenipapo dos vieiras
Realmente Araraquara é a melhor cidade do Brasil para se viver, graças a administração que tem, vale a pena visitar a cidade , simplesmente a melhor do Brasil..