Os 10 Estados que mais e menos contribuem para o PIB do Brasil 2010


O IBGE divulgou este mês os dados relativos a participação de cada Estado no Produto Interno Bruto (PIB) Nacional. O ranking é embasado com informações de 2008. Segue os dez mais e os dez menos:

Mais:

1º. São Paulo: 33,1% de participação no PIB Nacional
2º. Rio de Janeiro: 11,3%
3º. Minas Gerais: 9,3%
4º. Rio Grande do Sul: 6,6%
5º. Paraná: 5,9%
6º. Santa Catarina: 4,1%
7º. Bahia: 4%
8º. Distrito Federal: 3,9%
9º. Goiás: 2,5%
10º. Pernambuco: 2,3%

Menos:

1º. Roraima: 0,2%
2º. Acre: 0,2%
3º. Amapá: 0,2%
4º. Tocantins: 0,4%
5º. Piauí: 0,6%
6º. Rondônia: 0,6%
7º. Alagoas: 0,6%
8º. Sergipe: 0,6%
9º. Rio Grande do Norte: 0,8%
10º. Paraíba: 0,8%

Lista completa neste link
Fonte: IBGE

– Se o tráfico entra nestes dados o Rio de Janeiro ia tá benzão.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Djonatam:

    O ES não entre neste clube privativo de 3! Os Estados que carregam o Brasil nas costas são SP, MG e RJ, nada mais.

    E vc está opinando o que??? O que o seu Estado produz além de mulheres bonitas??? O que tem de relevante em Santa Catarina??? Eu só sei de festas de acesso restrito e mulheres loiras, mas economicamente falando, não gera tanta renda assim.

  2. queria saber como o tocantins ia se sustentar sem goias.

  3. meu caro amigo joaopaulo Goias seria muito mais rico se não tivesse que sustentar o Tocantins,Paraíba,Roraima e paga obra pros pernambucanos vagabundos aqui no banco fiquei sabendo que pelo menos 30 bilhões de dinheiro goiano e desviados pra estes vagabundos que não sabem trabalhar.

  4. Se os assaltos a joalherias, assaltos a empresas e explosões de caixas bancarios eletrônicos e enchentes, São Paulo ia tá benzão !

  5. Thales Azamor <—-ESSE MEU COMENTÁRIO ANTERIOR FOI UMA RESPOSTA PARA ESTE BABACA AQUI ! ESPALHA AÍ ! AGORA, SE VOCÊ NÃO É PAULISTA, ENTÃO FODA-SE VOCÊ DO MESMO JEITO PORQUE NENHUM ESTADO PODE FALAR DO OUTRO PORQUE SÃO TUDO A MESMA MERDA E NINGUEM AQUI É MELHOR QUE NINGUEM !

  6. ESSE JOSE OLAVO VILHENA É UM OTARIO E UM BABACA MESMO ! FOI TENTAR DAR UMA SACANEADA NO INTELIGENTÍSSIMO “L.A.G.” E TOMOU FOI UMA FODA NO RABO! O “L.A.G” TE DEU UM NÓ TÁTICO EM EDUCAÇÃO SEU ZÉ BUCÊTA METIDO À INTELIGENTE ! PS.: APROVEITANDO: O JOÃOPAULO E ESSE GAUXO SÃO 2 IGNORANTES SEMI-ANALFAS ! FUI !!!!!!

  7. Para o Merda to Thales Azamor: Se os assaltos a joalherias, assaltos a empresas e explosões de caixas eletrônicos e enchentes servissem para entrar nestas estatísticas, São Paulo ia tá benzão !

  8. vai pra puta que ti pariu Carioca-RJ filho da puta,semi-anal-fabeto e a tua mãe.

  9. carioca só se for da zona sul, pq tirando la, o resto é foda!

  10. fala isto na minha cara carioca-RJ que eu pego meu 38 e explodo sua cabeça.

  11. Avatar for Thales Azamor Lourival Marques : 9 de maio de 2012 at 3:36 pm

    Em termos de participação, eu dividiria os Estados brasileiros em 3 grupos:

    1° escalão: SP (33,1%);
    2° escalão: RJ, MG, RS e PR (33,1%);
    3° escalão: resto (33,8%)

    Só para constar, sou paranaense…

  12. É impressionante como há hipocrisia nesse RJ. Esse lixo de estado, o qual eu tenho o imenso desprazer em morar por motivos profissionais, se sustenta apenas de petróleo (quando este acabar, qual será a renda? Funk?) é o estado que mais recebe recursos federais sob a alegação de que as olímpidas é uma conquista de todo brasileiro, Mas por exemplo, o que vai ficar de herança pra vc Mato-Grosso? e pra vc minas? e pra vc joaopaulo? Esse é o preço que se paga por ter um governo estadual de oposição, como em SP, MG, PR….

  13. Nós paulistas, assim como os estados da região sul, estamos esquecidos pelo governo federal há pelo menos 10 anos. Produzimos muito mas crescemos pouco, ou nada, e por quê? Porque nossos rendimentos vão parar nas causas dos coitadinhos dos índios, no bolsa família de casais com 10 filhos e nas obras das “olimPIADAS” na capital das UPP. E meu prezado L.A.G, certamente foi uma perda imensurável a separação entre SP e PR, mas pelo menos vcs parananenses absorveram com maestria a nossa capacidade de se destacar perante o cenário nacional. Afinal, SP se destaca desde a criação da Capitania Hereditária de São Vicente, no longínquo século XVI.

  14. Avatar for Thales Azamor Lourival Marques : 12 de maio de 2012 at 10:34 pm

    Bem, Diego Paulista, a mim não desagradaria nem um pouco se o Paraná nem tivesse sido criado. Eu adoraria ser paulista. Morei aí quando era criança e me lembro como o povo daí é receptivo, acolhedor, mais aberto a ideias de um modo geral. Não é à toa que São Paulo é o cérebro do Brasil. Até acho o Paraná legal, mas o que me irrita aqui são certos setores da mídia (leia-se RPC) que forçam a barra para forjar algo que nunca houve nem vai haver aqui: identidade cultural enquanto Estado. O Paraná é uma colcha de retalhos: no norte, vc se sente em São Paulo; no oeste, sudoeste e sul, mais parece interior gaúcho/catarinense; Talvez haja o que seja um Paraná propriamente dito de Ponta Grossa até o litoral, passando por Curitiba, claro, e só…

  15. Avatar for Thales Azamor Lourival Marques : 12 de maio de 2012 at 10:36 pm

    Ah, só para constar: RPC -> Rede Paranaense de Comunicação, afiliada na Rede Globo…

  16. inaugurado Companhia siderúrgica de Goias em Anápolis-GO capacidade 2500 toneladas de aço por dia 5 maior unidade siderúrgica do pais.104 milhões de reais por mês 1.248.00000 por ano rsrsrrsrsrsrrsr.

  17. se alguém acha que a diversidade cultural do paraná encomoda, entao que vá morar na índia, paquistão, iraque ou qualquer outro país que exista menas diferenças culturais. essa diversidade cultural, que é uma marca do paraná, esta ligada aos povos que colonizaram o lindo estado.povos que escolheram esse lugar pra viver, estudar e trabalhar, fazendo dessa região um dos lugares mais prósperos do brasil. este lugar foi escolhido por aqueles que nunca se acharam vítimas das circunstâncias da vida e nunca usaram falsas justificativas para nao estudar e trabalhar. se alguém esta encomodado por tudo aquilo que o paraná tem de bom, então que essa pessoa va embora pra um lugar, onde: estude menos, trabalhe menos e produza menos.

  18. Diegopaulista! De fato as Olimpiadas não deixarão legado algum a Minas que continuará impar nas discussões politico, ecocômicas e sociais brasileiras. Estamos acostumados, enquanto Estado Nação (daí o apelido Pátria Minas)a nos virar sem o afago do Governo Federal. Sempre foi assim. Este é nosso histórico e talvez seja o nosso legado. Historicamente lutamos pelo Estado Democratico de Direito brasileiro, a despeito de alianças e favorecimentos. Minas é Minas: tem identidade cultural, independencia política e não se subordina a ninguém em troca de favores políticos.

  19. A MG e RJ, aos outros Estados e a SP: trabalhem para manter o Brasil de pé! Essa progressão lenta dos outros Estados é fruto da má administração governamental, alinhada à cultura da ignorância mais a precária infraestrutura das cidades. No inicio da colonização o nordeste que era a região mais rica do Brasil. Hoje é o sul. Eu sou paulista. Meu Estado é o mais rico. E nem por isso tenho jactância como muito paulistanos têm perante outras Unidades Federativas.

  20. Meu caro SP, não entendi muito bem a sua expressão “E nem por isso tenho jactância como muito paulistanos”. Não considero arrogância defender sua terra daqueles que somente a exploram e ainda a criticam, como nossos “hermanos” cariocas ou os “menos privilegiados” estados do Norte e Nordeste. Não é vaidade declamar que São Paulo carrega mais de 20 estados nas costas, mas sim desgosto! Sou paulista legítimo, do interior! Tenho muito orgulho de ser daqui! E pra finalizar: São Paulo sem Brasil é São Paulo, Brasil sem São Paulo é nada!

  21. Ah, deixemos de ser demagogos e hipócritas. Não adianta reclamarmos de nossos políticos se somos nós quem os colocamos no poder. Democracia significa governo do povo. Se os políticos são ruins é porque os eleitores também são. O Brasil continuará sendo uma esbórnia até que os brasileiros mudem sua conduta e sua filosofia. Enquanto não nos vestirmos de cidadãos, continuaremos sendo o “País do Futuro” apesar de termos muita sorte em já sermos a 6ª economia mundial!

  22. O Joaopaulo é um merda chupador de pau e o Matogrosso é um gay enrustido que gosta de levar com uma pica bem grossa por dentro daquele cu sujo e arrombado ! 38 só se for o tamanho da pica que tu gosta de levar por dentro dessas hemorróidas toda fudida que tu tem otário !

  23. Esse diegopaulista tinha que dar o azar de ser assaltado e se fuder todo porque está falando mal de um estado de onde ele tira o sustento ! é a Lei do retorno camarada !

  24. Por isso que cariocas e outros não gostam dessa raça de paulistas ! vivem jogando na cara dos outros que carregam o Brasil nas costas ! Se separem então do resto do país seus merdas !

  25. FUI ! NÃO QUERO MAIS TER O DESPRAZER DE ENCONTRAR ASSALARIADOS REVOLTADOS DE OUTROS ESTADOS QUE RECLAMAM DO EMPREGO E DO SALÁRIO QUE NÃO DÁ PRA NADA AO INVÉS DE TENTAREM ESTUDAR MAIS PARA MELHORAR ! FUI !!!!!!!!!!!

  26. ESSE “minas” É OUTRO BABACA E MINEIRO ! FUI CRIADO EM LARANJEIRAS NA ZONA SUL DO RIO SEU OTÁRIO E DEPOIS MOREI 15 ANOS EM COPACABANA E HOJE MORO NUMA REGIÃO MUITO MELHOR QUE A ZONA SUL DO RIO SEU BABACA QUE É CABO FRIO NA REGIÃO DOS LAGOS !

  27. Esse merda desse “diegopaulista” também é outro filho da puta ! o cara trabalha no Rio e ganha o dinheiro para o sustento de sua familia aqui e ainda assim mete o pau na cidade com inveja porque aquela merda da cidade de São Paulo dele só tem dinheiro e SÓ ! cidade feia do caralho que eu visitei e me decepcionei com tanta cabeçinha de porco as margens dos rios sujos igual ao cu dele ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk A Lei do retorno vai te pegar pelo pé seu filho da puta e tu vai perder esse emprego aqui no Rio e vais levar um pé na bunda de volta para aquela lixeira à céu aberto que só vive com enchentes que é aquela merda de São Paulo! kkkkkkkkkkkkkkkk

  28. Esse “Mato-Grosso” é um boiolão daqui !

  29. Cabo Frio melhor que a zona sul do rio??? KKKKKKKKKKKK! ri muito! O que é CABO FRIO fora de temporada???? O que é Cabo Frio a não ser o lugar aonde os mineiros passam suas férias??? A cidade se sustenta do $$$$ trazido pelos mineiros, seja pela compra maciça de apartamentos, seja pela frequencia aos restaurantes, bares, supermercados, etc… Cabo Frio não é dos fluminenses, mas dos mineiros…

  30. rolagrossa acho que um fio dental e mais grosso que você seu bundão.

  31. Noname seu filho da puta do cão ,sua mãe e que chupou minha rola seu desgraçado vai viver essa porra de vida que você tem ,mi chingo não sei por que nunca te ofendi ou será já ? não sei mais vai toma no cú assim mesmo seu maluco fudido filho da puta.

  32. Caralho!!!!!!! Mais uma explícita manifestação da cultura e educação cariocas! Parabéns Noname, Tijucano e ZonaSul-RJ! Vcs novamente mostraram q o carioca é o melhor povo do Brasil… Agora minha resposta: Não preciso do RJ, afinal sou servidor federal concursado e minha permanência aqui é só questão de tempo! O meu sustento foi pago com impostos arrecadados por meus conterrâneos e por mim mesmo, pois durante 26 anos vivi em SP. Até pq tráfico, macumba, milícia, gatonet e baile funk organizado por traficantes não arrecadam imposto; não é vdd? Ah, Rocinha, Vidigal, Cantagalo e Babilônia são ZonaSul do RJ! Então qual desses é a sua “área”?
    Mas também o que pode se esperar de um lugar onde 40% da cidade é uma favela….
    Afinal Rio é onde estão os turistas e De Janeiro é onde estão os cariocas….

  33. Aliás, Vcs q não gostam de SP (RJ e aratacas) tinham q estar felizes por SP ser o q é, pois se fosse ao contrário, vcs teriam q trabalhar… aí sim vcs seriam infelizes! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    A melhor forma de se enriquecer é comprar um carioca pelo o que ele vale e vendê-lo pelo que ele acha q vale! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  34. Há quem diga que o RJ é retrato fiel de Portugal devido ao sotaque, jeito das pessoas e semelhança com a cidade de Lisboa. Eu concordo plenamente! O português é burro, ignorante e subdesenvolvido! Um dos países mais pobres da Europa, falido; mesmo tendo roubado o ouro de MG por mais de 200 anos e outros muitos tipos de exploração! Então cariocas, vcs têm msm q se orgulharem por se parecerem com os portugueses! kkkkkkkkkkkkkkkk

  35. Para de briga.Cada estado tem seu valor e sua riqueza que foi refletida na colonizaçao onde alguns estados cresceram mais do que o outro esses números também refletem a incopentência dos governantes que desviam muita verba ao inves de investir.

  36. caro diegopaulista se vocês de São Paulo pudessem passar esta honra para nóis agente ia querer.

  37. seus filho de puta vao toma no cu seus desgraçados

  38. Avatar for Thales Azamor honestapaulista : 26 de julho de 2012 at 4:27 pm

    deviam comentar do assunto ignorantes enves de ficar discutindo e falando palavrão todos os estados sao otimos poxa,alguem concorda comigo?

  39. Avatar for Thales Azamor Paulista Otário : 26 de julho de 2012 at 4:42 pm

    “ALGUNS” DESSES PAULISTAS de merda tomam banho no tietê e a maioria são motoboys e tiram a maior onda de que são bem empregados e de primeiro mundo ! kkkkk é de morrer de rir !

  40. Avatar for Thales Azamor Paulista Otário : 26 de julho de 2012 at 4:45 pm

    O outro mineiro de merda falou que no Rio só tem a Zona Sul e lá naquela cidade de caipiras que é BH que nem praias tem para embelezar aquela coisa estraqnha no meio do nada e invadem a região dos lagos do Rio de Janeiro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  41. o Paulista Otário você não passa de mais um otário na net mau amigo o mundo não e só praia se não fosse minas vocês não teriam etanol pra andar de carro flex seu pal no cu.

  42. VAI TOMA NO CÚ MANO! carioca só fala de pria tira sarro da cidade que não tem praia, que não tem samba não tem morro, esses malditos vivem de praia será? se o RJ ñ tivesse praia e nem esses morros que tem seria uma verdadeira DESGRAÇA! cidade horrível,suja de gente sem educação e preguiçosa q o domingo pra eles é todo dia pois todos os dias estão na praia se bronzeando e jogando voley, ainda bem que tem o petróleo porque se não tivesse estaria pior que o resto do Brasil, enquanto os cariocas ficam na praia, ouvindo funk, e jogando voley e futebol os outrso estados como SP,PR,RS,MG e etc trabalham , ñ é a toa q o estado do PR é o que mais cresce em PIB atualmente no país, acordem cariocas esses dias de riqueza do estado de vcs esá acabando, tem estados capacitados na cola de vcs e quando vcs abrirem os olhos já será tarde, pra frente meu PARANÁ!

  43. ah e mais uma coisa, a partir do mês de setembro deste ano o PR passa a ter o MAIOR PISO SALARIAL DO PAÍS! são cerca de 904R$ enquanto no rio vai ser 701, porque as pessoas do PR TRABALHAM coisas que os cariocas vagabundos não sabem! enquanto vocês comem churrasco de gato, e cerveja o povo do SUL está cada vez mais a frente de vocês levando como a região com a melhor qualidade de vida do país e SP como a potência econÔmica, o Sul e SP deveriam se separar do resto do Brasil pricipalmente do RJ, pois são os únicos que realmente se interessam e tem sucesso na vida!

  44. caro amigo wagner entendo que o RJ se acha so por causa da zona sul e de suas praias mais você disse em separar o sul e São Paulo do resto do brasil vou completar separar o sul São Paulo o centro-oeste e minas gerais por que ? e simples o centro-oeste e a segunda região que menos depende do bolsa família e também a que mais cresce e também pela matéria prima e minas gerais pela matéria prima e o mercado consumidor ,você pode ate descordar do centro-oeste mais enquanto o brasil inteiro enfrenta a desindustrialização Goias bate RECRD de crescimento industrial e é um grande produtor de alimentos o que seria muito bom para um pais.

  45. Não existe estado superior… Toda a diferença nos PIBs estaduais foram causados pela injusta divisão de investimentos dos governos, coloniais, imperiais, ditatoriais e presidenciais. a politica centralizou os investimentos, SP, RJ, MG… etc são resultados de favorecimentos políticos… (mas é bom lembrar que qualidade de vida não esta associado ao PIB da região) e mais:. o crescimento econômico e as riquezas contidas são guiadas por correntes monetárias (capitalistas) internacionais e elas mudam.

  46. Não adianta nada discutirem seus idiotas, voçes são um monte de moscas sebrevoando um cagalhão de merda chamado brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *